terça-feira, 30 de agosto de 2011

Programa Odonto Baby nos Núcleos Infantis

              Em nosso núcleo temos presente o Programa Odonto Baby, onde a Odontopediatra Dra. Patrícia F. W. Ardigó,  realiza visitas periódicas fazendo observações, pequenas intervenções (limpeza e aplicação de flúor), avaliações e encaminhamentos (se necessário) sobre a saúde bucal de nossos alunos.
             Seque a baixo um texto da Dra.Patrícia F. W. Ardigó:



A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

            Muito podemos fazer para influenciar positivamente a saúde e o bem estar de nossos filhos. Isto é verdade principalmente no caso do cuidado bucal, porque os hábitos que as crianças observam e aprendem têm efeito para toda a vida.
          A prevenção é a base da odontologia atual e além dos cuidados médicos, o atendimento odontológico também deve fazer parte da promoção da saúde das crianças.
           A manutenção da saúde dos dentes decíduos (de leite) é muito importante para o bem estar geral da criança. Apesar de serem dentes que caem para ceder lugar aos dentes permanentes, eles são muito importantes e devem exercer o seu papel até chegar o tempo natural de troca. Entre algumas funções, podemos citar:
  • articulação das palavras (pronúncia correta das palavras);
  • desenvolvimento dos maxilares e músculos da face da criança;
  • servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta e;
  • mantêm o espaço para os futuros dentes permanentes.
            Quando a criança perde um dente de leite antes da época, os dentes vizinhos ficam sem contato, movimentando-se, diminuindo o espaço e dificultando o nascimento dos dentes permanentes. Muitas pessoas que necessitam usar aparelhos de correção dentária, tiveram perda precoce dos dentes de leite.
           Para manter uma boa saúde bucal, antes mesmo da erupção do primeiro dentinho, deve-se iniciar a limpeza da boca do bebê, que deve ser feita com uma gaze ou fralda de boca embebida em água filtrada ou fervida.
         Quando nascem os primeiros dentinhos, deve-se limpá-los com escova dental de cabeça pequena e cerdas macias, apropriada para crianças.
         O fio dental também deve ser utilizado nos bebês e nas crianças, pois complementa a limpeza da escova, realizando uma efetiva remoção da placa bacteriana.
         O creme dental deve ser introduzido após a recomendação do dentista e mantido fora do alcance das crianças, porque contém o flúor, que se ingerido em excesso pode prejudicar a formação dos dentes permanentes.

          É importante estabelecer o hábito da higiene bucal desde o primeiro ano de vida, pois ele será incorporado por toda a vida! 
 
Programa Odonto Baby nos Núcleos Infantis
Patricia F. W. Ardigó - Odontopediatra

Elisa Vianna.
Assessora Pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário