quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A turma do Berçário II está trabalhando como tema Corpo através da dramatização...

Pensando em uma possibilidade diferenciada, menos convencional e mais lúdica para abordar o tema Corpo, e para iniciarmos o conhecimento das partes do nosso corpo, as educadoras do Berçário II tiveram a ideia de realizar uma pequena apresentação teatral, utilizando uma boneca, no caso a Emília, que ganharia vida e despertaria de seu sono para conversar com sua dona, explicando, interagindo, brincando e cantando com as crianças canções que abordassem o tema Corpo, aguçando a imaginação, a criatividade, a concentração e participação das crianças.

 
A DRAMATIZAÇÃO INICIOU ASSIM:

Enquanto sua dona dormia (professora Viviane), a boneca (professora Tathiana) ganhou vida e despertou do seu sono, espreguiçando-se e saindo da sua caixa para conversar, contar sobre ela e abordar o tema em questão, brincando com as crianças.
As crianças permaneceram observando, curiosas, atentas a cada movimento da boneca e  com tamanha agitação das crianças, a dona da boneca que estava dormindo, acordou e ficou surpresa em observar que sua boneca estava falando e movimentando-se como se fosse uma pessoa. OHHHHH!
Então a boneca Emília explicou que ela era uma boneca mágica, e que ganhara vida para vir brincar e conversar com as crianças sobre o corpo.
Assim a brincadeira começou... Emília cantou com as crianças canções como: ‘boneca de lata’, ’ eu conheço um jacaré’, ‘cabeça, ombro, perna e pé’, e muitas outras. Sempre identificando as partes do corpo, momento em que as crianças repetiam seus gestos e participavam alegre e ativamente, fazendo perguntas, cantando e imitando os gestos da boneca.
Após tantas brincadeiras, a boneca ficou cansadinha e disse para as crianças que precisava voltar para sua caixa para dormir e descansar...
Despediu-se de todas as crianças e educadoras com beijinhos voltando para a sua caixa, pedindo para as crianças não fazerem barulho, pois ela precisava descansar. Porém, todas as crianças ficaram curiosas em observar se a boneca realmente estava dormindo e se estava mesmo dentro da caixa, todos fomos olhar e retiramos a boneca da caixa para que todos pudessem observar que ela havia voltado a ser uma boneca de pano, explicando que ela era uma boneca mágica e que, quando dormia perdia sua magia.
           Colocamos a boneca para dormir com a outra boneca que não possuía magia, a Mônica, encerrando a apresentação e dramatização da boneca viva, dando início ao estudo e conhecimento do corpo de uma maneira lúdica, diferenciada e criativa. 

Professoras da turma:
Viviane Pires
Tathiana Barbara Martiuk
Eliane de Paula Szpak
Carla Da Cunha Faria

 Elisa Vianna.
Assessora Pedagógica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário