quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Educação Física na Educação Infantil


Visa proporcionar vivências envolvendo práticas corporais que estimulem integralmente a criança nos aspectos cognitivo, físico-motor e afetivo-social, respeitando os interesses e necessidades da criança.


Conteúdos
  1. Tonicidade – controle do movimento e postura.
  2. Equilíbrio – base para realização dos movimentos (auxilia na postura).
  3. Lateralidade – consciência dos dois lados do corpo (direita/esquerda); lado dominante quando realiza o movimento.
  4. Esquema corporal – consciência corporal de movimento (percepção). Com o tempo se modifica.
  5. Imagem corporal – noção de seu próprio corpo, como a criança se vê.
  6. Orientação espaço-temporal – organização corporal do movimento no espaço e tempo aonde ele ocorre.
  7. Ritmo – noção de tempo para realizar uma ação.
  8. Motricidade fina – coordenação de gestos que necessitam de precisão. São os movimentos delicados (escrever).
  9. Motricidade ampla – coordenação de gestos que necessitam movimentos amplos (chutar, arremessar).
  10. Percepção sensorial – noção de perceber ações e objetos através dos sentidos (tato, audição, gustação, visão, olfato).
  11. Padrões fundamentais de movimento – desenvolvimento dos aspectos motores essenciais para executar diversas tarefas (caminhar, correr, saltar, chutar, arremessar, receber, escalar, quicar, rebater).

Áreas de intervenção (temáticas)
  • Educação Ambiental
  • Esporte
  • Lutas
  • Dança
  • Ginástica
  • Jogos e brincadeiras

Necessidades da criança
Movimento, espaço, afetividade, contato com a natureza, acesso a materiais diversificados, acesso ao jogo, convivência em grupo, ser livre, experimentar e transformar o meio material e institucional.

Uniforme
Para a prática da educação física é necessário vestir uma roupa adequada que facilite e favoreça o movimento, ou seja, tênis, camiseta, abrigo ou bermuda. Crianças com cabelos compridos devem prendê-los (com borrachinha de cabelo) para que não atrapalhe o movimento e principalmente o foco.

Metodologia
Berçário e maternal - dois períodos semanais por semana de 40 minutos.
Jardim - três períodos semanais por semana de 40 minutos.
As aulas são realizadas em diferentes espaços (sala de aula, refeitório, pátio, rua, parque) organizados de acordo com os objetivos que serão desenvolvidos nas práticas e adequados aos interesses da criança, preocupando-se com aspectos fundamentais como segurança e motivação, ou seja, a proposta é criar um ambiente favorável para aprendizagem.
São utilizados diversos materiais (cordas, cones, bolas, arcos, etc.) para auxiliar e incentivar a aprendizagem.

Avaliação
Ocorre através da observação seletiva dos alunos, onde posteriormente são realizados relatórios que visam auxiliar o professor a analisar as dificuldades apresentadas para que através de novas vivências elas sejam sanadas.


Professor de Educação Física - Luiz André Vasconcellos.

CREF 011010-G/SC


Elisa Vianna.
Assessora Pedagógica.

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